TORRINHA ASSINA CONVÊNIO DO MIT E MUNICÍPIO RECEBERÁ 600 MIL REAIS POR ANO

25 Dec
25Dec

TORRINHA ASSINA CONVÊNIO DO MIT E MUNICÍPIO RECEBERÁ 600 MIL REAIS POR ANO

(verba é destinada para investimentos voltados à infraestrutura turística)

O prefeito Ronaldo Gasparelo esteve na última quinta-feira, 14, em São Paulo reunido com o Secretário Estadual de Turismo, Junior Aprillanti para a assinatura do convênio com o governo do Estado concretizando Torrinha como MIT (Município de Interesse Turístico). A partir de agora o município está autorizado a iniciar os processos de contratação de empresa para revitalização da Praça José Vicente Costa, local escolhido junto ao COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) para receber o investimento.

“Com muita satisfação e alegria que oficializamos essa conquista tão importante para o nosso município de Torrinha. Com os recursos que iremos receber vamos investir e melhorar a nossa cidade, proporcionando mais comodidade para a população e para os turistas que nos visitam, além de gerar mais empregos e oportunidades.

Com um passo de cada vez, vamos ter um município cada vez melhor e preparado para se tornar uma Estância Turística”, disse o prefeito Ronaldo Gasparelo.

Para conseguir se tornar Município de Interesse Turístico, os Departamentos Municipais de Turismo/Cultura e Desenvolvimento Econômico envolveram-se em uma grande força-tarefa. Obedecendo aos critérios estabelecidos pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, foi preciso realizar audiências públicas, elaborar o plano diretor de desenvolvimento turístico do município, com um levantamento contendo a história de Torrinha, seus potenciais, pontos fortes e fracos, seus índices, eventos e seus atrativos.

Além de tudo isso, eram exigências que o município tivesse um COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) ativo e um setor relacionado a turismo na Prefeitura. O projeto de Torrinha de autoria do Deputado Estadual Chico Sardelli, passou por várias avaliações técnicas, depois foi aprovado em sessão na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

De acordo com o Diretor Municipal de Turismo e Cultura, César Siboldi, Torrinha vai receber cerca de R$600 mil por ano para serem investidos inicialmente em infraestrutura voltada ao turismo. “Primeiro nós vamos melhorar o que já temos para que a nossa cidade seja mais atrativa e bonita e possa crescer neste setor”, explicou.

O primeiro projeto vai contemplar melhorias na praça José Vicente Costa, conhecida por “ praça do Centro Comunitário” que receberá o nome de "Parque da Cidade". A primeira fase prevê a construção de um calçadão e mais sete quiosques com dez metros quadrados cada um e visa ser um novo vetor de desenvolvimento turístico e econômico no município.

O Prefeito Ronaldo Gasparelo  destacou ainda a importância da participação de Torrinha na Regionalização Turística Serra do Itaqueri, que é a união dos municípios da região  que tem grandes atrativos turísticos e culturais com o intuito de fortalecer cada vez mais o roteiro turístico regional.