MAESTRO MARCELO SARTI RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO TORRINHENSE


20 Dec
20Dec

Na sexta-feira, 14 de dezembro a Câmara Municipal homenageou Luis Marcelo Nave Sarti, mais conhecido por Marcelo Sarti, concedendo a ele o Título de Cidadão Torrinhense .

Na solenidade estavam presentes o Prefeito Municipal, Ronaldo Gasparelo, Vice-prefeito Juverci Correa Quaglio, os vereadores Fabiano Redondo Costa, Maria Cristina Antônio, Giovani Camargo Valencise, Rodolfo Buzato  e o Presidente da Câmara Municipal e Propositor, Evaldo Spigolon, além de componentes da Orquestra Torrinhense de Viola Caipira e amigos.

Marcelo Sarti iniciou sua formação como autodidata a partir dos 11 anos de idade, tendo posteriormente estudado violão clássico por 3 anos na Escola Livre de Música da cidade de Jaú. Após esta fase, estudou técnicas de improvisação com o professor Edson Lalo, na cidade de Dois Córregos. Com ingresso na faculdade de Zootecnia (2003), UNESP, na cidade de Botucatu, e com contato mais efetivo com a cultura caipira local, iniciou os estudos da viola caipira, aplicando a teoria musical ao instrumento, sem acompanhamento de professores, fato este, devido a carência de profissionais com didática específica para o instrumento. Assim, desenvolveu seu próprio método de estudo, procurando uma didática aplicável a todas as classes, sempre priorizando a expressão musical. 

Atualmente formado em Zootecnia com o título de Doutor em Nutrição Animal pela mesma instituição, exercendo a profissão em atividades particulares, contudo, maior parte do tempo dedicando a atividades ligadas a musica, como professor particular nas cidades de Dois Córregos, Torrinha e Brotas, além de coordenador da Orquestra Torrinhense de Viola Caipira (OTVC). 

Tem experiência em grupos musicais como arranjador, coordenador, compositor e produtor musical, no mais recente trabalho de gravação do primeiro álbum da Orquestra Torrinhense de Viola Caipira, onde é professor e regente há 6 anos pelo projeto "Cultura Caipira: da viola ao catira", Fez mais de 100 apresentações desde a formação da Orquestra em 2011, incluindo festivais gastronômicos, festas religiosas, aniversários de cidades, datas comemorativas, inaugurações, abertura de Festa de Peão de Rodeio, teatros, eventos corporativos, dias de campo, entre outros. 

Atuou por 18 meses (2010) como professor de viola caipira para grupos, na cidade de Mineiros do Tietê, no formato de Workshop, usando como exemplo de ensino, toda a experiência como professor e regente da OTVC. 

Atualmente, além de continuidade com a Orquestra Torrinhense de Viola Caipira, atua como músico acompanhante do cantor e compositor Cláudio Lacerda (São Paulo - SP) em suas apresentações, e também como professor de Musicalização Infantil e Educação Musical para o sistema de ensino COC - Unidade Brotas-SP, para o ensino Maternal e Fundamental I (inicio em 2017) e Fundamental II (2018).

O Maestro Marcelo Sarti está contribuindo para o fortalecimento e valorização tanto da cultura local, como da cultura sertaneja regional, envolvendo jovens e adultos na música.

A OTVC leva o nome de Torrinha por onde passa e é hoje um dos principais grupos musicais do município.